6 Dicas de Neurociência para reduzir a Ansiedade





  1. 1.      Eleve a Serotonina: e a melhor maneira é praticando exercício físico. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. Dê uma pitada de Mindfulness na caminhada e pense enquanto anda, nos pontos geradores de ansiedade que precisa trabalhar.

  1. 2.      Diminua o Cortisol: ele é o hormônio do estresse, aqui vale tudo: contar até 10, ioga, homeopatia, meditação, Ioga. Busque e experimente, se encontre.

  1. 3.      Diminua as ações do Sistema Nervoso Autônomo: devemos fazer o controle da respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdome expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito. Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.

  1. 4.      Consuma Triptofano:  Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate. Outra possibilidade é ingerir o triptofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.

  1. 5.      Libere Ocitocina: Esteja com quem você ama, seja amigos, familiares ou seu par. A companhia de quem amamos é especial para nosso emocional. Quem está bem vive mais relaxado e menos ansioso.

  1. 6.      Estimule a Melatonina: Evite ações que levam a agitação, preocupação e desgaste. Nem sempre podemos prever o que pode acontecer pouco antes de dormir, mas aquilo que depende de nós devemos fazer bem feito.
E darei mais algumas dicas para você colocar em prática: Fortaleça o autoconhecimento; confie mais em si mesmo; cuide dos pensamentos para sorrir mais; dedique tempo para se cuidar; seja mais organizado, mantenha foco de atenção no presente.

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas