O café nosso de cada dia!




Quando pensamos naquele cafezinho preciso... Hum! Logo pensamos em sua substância - A Cafeína, não é mesmo? Esse sabor em especial nos dá uma sensação de bem estar e estímulos as tarefas diárias - melhora o raciocínio e concentração.

A química do café:


O café é produzido a partir da planta Coffea L., da qual existem mais de 60 espécies (a mais popular é a coffea arabica L.). Crê-se que a cafeína tem sido utilizada desde o período paleolítico; os chineses já a consumiam no século IV a.C. O café, tal como é conhecido hoje, tem origem no Iémen ou na Etiópia e foi descoberto quando um pastor observou a excitação das suas cabras após terem comido frutos de uma planta coffea. Espalhou-se pelo mundo islâmico nos séculos XIV e XV e só mais tarde, no século XVI, é que vem para a Europa devido ao comércio com o império turco. Começa a expandir-se a partir dos países da Europa central com fronteira com a Turquia e dos do mediterrâneo. A Inglaterra, Rússia e Europa do norte davam preferência ao chá. O cultivo da coffea nas colônias americanas permitiu a generalização do consumo do café, que é atualmente universal. O rei Charles II de Inglaterra, em 1676, não conseguiu proibir as casas que serviam café. Em França, os cafés tornaram-se locais de reunião de intelectuais, com frequentadores como Robespierre, Victor Hugo, Voltaire, Napoleão e Rousseau. Atualmente, a cafeína é consumida por bilhões de pessoas, constituindo-se mesmo como um produto vital para algumas economias. Os maiores produtores de café são o Brasil e Cuba e os maiores consumidores são a Grã-Bretanha, a Itália, a Escandinávia e os Estados Unidos.
 
 Qual a composição do café nosso de cada dia?



As propriedades naturais deste grão, antes de seu processo de torra é chamado de grão verde. Contém Niacina, ou melhor conhecida como vitaminas do complexo B -  Lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres - Acúçar como sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos - Aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina - Há grande concentração de Sais Minerais como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), Sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), Zinco (Zn), cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (N), cobaldo (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cadmio (Cd) - Cafeína procedente do grupo dos alcalóides derivado da purina cuja nomenclatura (1,3,7-trimetil-3,7-dihidro-1H-purina-2,6-diona). Contêm componentes como Ácido Clorogênico (7-10%) concentração de 3 a 5 vezes maior que a “Cafeína”, dependente de sua torra se ideal ou não - conforme quadro acima -  porque após a torrefação do grão, a “Cafeína” é a única que não é destruída no processo que se mantém termoestável, enquanto as outras propriedades podem ser modificadas ou mesmo destruídas.
 Essa valiosa substância “A cafeína” é encontrada não só no café nosso de cada dia, mas em suplementos, chás mate e verde, refrigerantes de cola e guaraná, chocolates e sementes de cacau, além dos energéticos e medicamentos.Confesso que guardo essa frase comigo “Fé e Café não podem me faltar”, já que sou adepta ao café desde criança. Conseguiria eu ficar sem minha “cafeína” de todo dia?

 Essa fabulosa substância introduz estímulos em nosso SNC (Sistema Nervoso Central), aferente a vias sanguíneas excitando os nervos e alguns órgãos do corpo. “Ela” atua em nosso cérebro antagonizando os efeitos da adenosina - componente químico associado ao sono (neurotransmissor). Como célula nervosa atuante, essas duas substâncias são parecidas, combinam-se por seus receptores. No entanto, não diminui as atividades das células da mesma forma, porque ao invés de diminuir a causa do nível de adenosina, a “Cafeína antagoniza o efeito nas células aumentando suas atividades fazendo com que os vasos sanguíneos do cérebro se contraiam, assim a adenosina não faz seu processo natural, pois a “Cafeína” bloqueia a capacidade de a adenosina de dilatá-los. A partir, acontece o processo de excitação dos neurônios, induzindo a hipófise a liberar hormônios que ordenam as glândulas supra renais que produzam a “adrenalina” (força) e a “dopamina! (o bem estar)  provocando um hormônio de alerta.
 A dopamina (neurotransmissor inibitório derivado da tirosina, grupo das aminas dividido em três subgrupos). Vejamos: Quando há defíciência de dopamina neste Sistema ocorre a doença de  Parkinson. Sistema mesolímbico controla o emocional, podendo ocorrer a esquizofrenia Sistema Mesocortical - área atuando no córtex pré-frontal envolvidas com funções cognitivas, memória, planejamento e comportamento emocional, causando o stress e podendo ocorrer a esquizofrenia. Sua carência tem origem na substância negra, área motora região do tronco encefálico. A suplementação moderada eleva a maior atividade do hipotalâmico-hipofisário-adrenal e o sistema nervoso autônomo, causa a sensação de menor esforço. Esse neurotransmissor é a adrenalina (epinefrina) tem efeito sistema nervoso simpático em resposta ao stress (tanto físico quanto mental), aumento dos batimentos cardíacos, dilatação dos brônquios e pupilas, vasoconstrição, suor… Em medicamentos trata-se a asma, hemorragias internas. Sua ocorrencia é no tronco cerebral.
  A “Cafeína” é estimulante atuante para esportistas, estudantes, pois oferece sensação revigorante, reduz a fadiga e preserva a atenção. Seu consumo pode-se fazer necessário por conter efeitos terapêuticos, mas moderado. Excedendo o seu valor causa efeitos reversos.
 Seu uso é visto como possibilidades em tratamentos para enxaquecas vasculares, procedendo uma contração  aos vasos sanguíneos diminuindo as compressões nas terminações nervosas (melhora o fluxo sanguíneo), conforme dito acima.  Mas, não recomendada para pessoas com taquicardía.
 Portanto,  nosso consumo do café deve ser moderado entre 3 e 4 xícaras por dia, por conter substâncias saudáveis e efeitos terapêuticos.

Referências Bibliográficas:



Comentários

Postagens mais visitadas